Foi Você!

23/05/2012 21:29

 

Texto base: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão” Mateus 7:5.

 

Com certeza já houve situações em casas, cujo uma irritação enorme acometeu seu coração ao ponto de você verdadeiramente discutir com seu cônjuge, por não aceitar certo comportamento. Inicialmente a primeira reação humana, é de incitar o outro. E daí em diante, já pode ser imaginado o fim desse momento.

Qual de nós, por mais que tentemos com verdadeira dedicação, não entristece o coração de Deus em algum momento? Não devemos, mas assim o fazemos quando olhamos para nós mesmos e esquecemos o outro. Esquecemos que o outro tem limites e debilidades em algumas áreas, assim como nós e que ao escolher conviver com outra pessoa, além dos seus itens que compõem o seu “eu”, estamos dando um passo em direção a um campo de muitas possibilidades; o futuro.

Alerta 1: Só haverá futuro em comum, quando houver o interesse para aprender a conviver.  Conviver não é concordar absolutamente com tudo o que seu cônjuge falar e sim, juntos entrarem em bom senso, num denominador comum.

Alerta 2: Existirão situações em que será necessário e salutar que você ceda. Um Casamento não é sustentado em “pé de guerra”.

Alerta 3: Conviver não é competir. Respeite o posicionamento do seu cônjuge, apesar de não concordar. Todos nós gostamos de atenção e respeito.

Atualmente, não se vê com frequência a responsabilidade pessoal. Isso mesmo, o ato de chamar para si, as consequências geradas por ações cometidas por impulso ou simplesmente por um pensamento errôneo. Se arrepender pelo comportamento exercido é o primeiro passo e isso deve ser feito diante de Deus. O segundo passo é ir até o ofendido e pedir perdão, independente da atitude da pessoa que escuta as suas reparações em modo verbal. Ela deverá sim te perdoar, mas isso não é encargo seu. Creia!

Há perdão para as ofensas, Deus é quem libera este perdão (Marcos 3:28a).

A Bíblia nos convida a refletir e lembrar algo que mudou a sua e a nossa história; Deus nos perdoou. Ele afirmou isso ao se entregar na cruz pelos nossos delitos e pecados, Ele desejou te perdoar e assim o fez. Por isso, pense um pouco: Se Cristo – a Carta de Amor que Deus enviou a nós, te perdoou, por que você – filho de Deus, não iria perdoar o seu próximo (Cônjuge)?

Em Cristo,

Família Farol.