Preserve a sua Exclusividade

30/11/2011 09:56

 

Texto base: Provérbios 5 : 15-20.

“Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? Sejam para ti só, e não os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegre-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?”

De alguns anos para cá, quando um homem e uma mulher decidem formar um lar, assim o realizam por livre e espontânea escolha.

Nesta contemporaneidade há inúmeras exposições de pensamentos, projetos, corpos... e de intimidade. Não havendo deste modo, a privacidade tão vivida outrora e hoje reservada para poucos, já que muitos almejam holofotes. Uns dizem explicitamente uma frase popular: “O que é bonito, é para se mostrar”. Outros, até arriscam uma fala, como estilo mais confiante: “Respeito à individualidade do meu cônjuge”.

Porém, o texto base citado, nos remete a ideia de que é importante e necessário a preservação da sua exclusividade. Mas o que, ou/e quem seria esta exclusividade?

Homem e mulher ao serem casados (Gêneses 2:24 – o primeiro casamento), são propriedade mútua. Vemos isso na Palavra de Deus em I Coríntios 7: 4. Esta posse é realizada em amor, com bom senso, pois ambos não são objetos de satisfação e sim, em comum acordo, decidem ser e buscar a satisfação um do outro em alegria, com tranquilidade e segurança.

O Casamento é uma instituição criada por Deus, para abençoar a vida do homem (lê – se: indivíduo, criação de Deus). ELE viu que não era bom, que o homem vivesse só. Adão vivia numa sociedade, onde cada ser (exceto plantas, vamos pensar assim tudo bem?) tinha a sua “cara metade”. Deus notou (não por Ser distraído, mas sim pela Sua atenção precisa para com a humanidade), que Adão por ser, um ser sociável, não se sentia completo (Gêneses 2: 18 – 20).

Com tantas informações deturpadas, a sociedade desenfreadamente perde o conceito de intimidade. Uma das fortes características de um casal. Muitos condicionam a palavra intimidade somente ao ato sexual, mas intimidade vai além. Seu conceito é amplo, até porque, o ato sexual não se inicia quando há o encontro dos órgãos genitais de ambos. Não... precisamos ler mais Cantares de Salomão. A intimidade é um processo de conquista e isso se dá em pequenos gestos de gentileza, palavras ditas (elogios caem como luva. As mulheres, no que se trata do processo de conquista, são mais auditivas que os homens) escritas, atos que presenteiam o cônjuge (já os homens no processo de conquista, são predominantemente visuais).

Outro fator extremamente peculiar e que causa grandes transtornos, em muitas vezes, inimagináveis inicialmente; expor a um (a) conhecido (a) questões que apenas dizem respeito ao casal. Não exponha seu cônjuge, não exponha seu Casamento. Com certeza não vale à pena, o desgaste que ele, seu Casamento, sofrerá.

Casamentos desfeitos por comentários realizados em redes sociais (nada contra as redes, e sim, contra a insensatez do indivíduo que ‘posta’ o que deveria ser reservado para um único ser). Claro que você, com tanta emancipação, não deixará de cumprimentar os demais, de conversar com amigos, parentes... de ser educado com um desconhecido – você também fala de Jesus com seus atos, creia – você permanece um ser sociável. Porém, selecionará com maior cautela, o que sai dos teus lábios, a fim de que não cometa uma revelação desnecessária ou prejudicial ao seu Casamento. Salvo, quando em comum acordo, queiram ir ao terapeuta de casais, pastor da sua igreja, com o objetivo de encontrarem uma solução para algum problema presente na vida do casal. No entanto, o mais correto, é que primeiramente, o casal ore a Deus e O exponham as suas questões – queridos, Deus conhece absolutamente tudo (Jeremias 23: 23-24; Isaías 40:28).No entanto, ELE tem prazer em nos ouvir e fazer conforme o Seu querer em nossas vidas (Filipenses 4 : 19). Instrui-nos com amor incondicional que tem por nós (João 3:16), pois ELE mesmo é amor ( I João 4:8).

 Então, reflita sobre o que conversamos e tome uma das iniciativas que transformará a sua vida – “Blindar seu Casamento”.

Que Deus encontre em teu ser, a disponibilidade de obedecê-lo em amor.

 

Em Cristo,

Família Farol.