Reedifique seus Muros

06/01/2012 19:09

 

Texto Base: Neemias 1 e 2.

Neemias tinha uma função importantíssima; era copeiro do rei. Uma função peculiar servia com prazer. No entanto, como com qualquer pessoa, recebeu uma notícia nada agradável aos seus ouvidos, que pesou em seu coração. Em Neemias 1.2 o versículo relata a visita do irmão de Neemias, juntamente com alguns judeus, onde lhe disseram que o muro de Jerusalém tinha sido fendido e as suas portas queimadas e que o restante dos judeus, viviam numa grande miséria e desprezo. Quem gostaria de receber a notícia de que pessoas queridas estavam nesse estado? O comportamento de Neemias foi o mais provável; chorou. Mas, no versículo 4 do capítulo 1,relata com maior clareza. Ele se assenta, chora e lamenta por alguns dias. Talvez, você tenha se dado conta, ou por uma notícia verbal, escrita, por algo que vivenciou... que seu casamento está destruído. E então, você se comporta como Neemias. Neste momento são gerados alguns questionamentos, tais como: “Como isso ocorreu sem que eu tivesse percebido”? ; “O que eu fiz”? Dente outros possíveis. É importante a autoanálise verdadeira, para a verificação e constatação dos motivos oriundos deste abalo. Uns notam apenas, ao toparem num pedregulho, que seria alguma circunstância estrondosa para o convívio.

Mas e aí... diante desta onda gigante, em meio a este mar revolto, o que fazer com a cidade destruída? De que modo, é possível a reedificação dos muros que envolvem e protegem a cidade? 

Neemias nos ensina. Ele ora ao Deus do impossível para que ELE mostre o que e como fazer. Versículos 5 e 6: “ E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam seus mandamentos .Estejam pois atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado ”.

Nesta oração, pode ser visto que Neemias fez uma “varredura” e percebeu que ele também falhou em algum momento. Num relacionamento, somos tendenciosos (algo maligno por sinal) a culpar o nosso cônjuge, como se num Casamento apenas um cometesse erros! Qualquer relacionamento é uma via de mão dupla. Mas no Casamento apenas há uma única via, ou seja, duas pistas na mesma direção.

A oportunidade de Neemias surgiu pela verdade do seu coração ao Deus de Amor. Ao executar a sua função, o rei lhe perguntou o que o acometia por estar tão triste, se não fosse algo físico só poderia ser tristeza do coração. Ele vê neste instante, a grande chance de reverter a situação e fez um pedido ao rei, que o deixasse retornar a sua cidade e reconstruí-la.

O foco não é o rei com certa piedade de Neemias, mas a oração deste sendo respondida por Deus, por meio de um homem de posição importante e que lhe possibilitaria meios para a reconstrução da cidade, para a reedificação dos muros.

De que forma Deus está te alertando sobre a sua falta de vigilância em seu Casamento, em seu relacionamento com seus filhos, com seu futuro cônjuge, com seus colegas de trabalho, com os irmãos na Igreja, com seus vizinhos, com seus parentes, com seu pastor, com Deus.

Querido, amada, para que serve um muro? Ao que nos consta, serve para proteção. E, como seria um castelo sem muros? Ele fica exposto, vulnerável: definição = Suscetível de ser ferido, ofendido ou tocado.

Tanto trabalho, dedicação para a construção e de repente... o que se vê é ruína. Tem jeito, “... levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem”. Neemias 2. 18. Por mais que apenas você tenha visto o tamanho do problema, ore. Peça à Deus para lhe mostrar onde você errou e não caia na armadilha do inimigo, de se culpar por tudo. Como também, não vacile em achar que seu cônjuge tem a maior parcela de ações errôneas no Casamento. Se coloque na disposição para ser transformado, pois quem mudará seu cônjuge não é você, e sim o Espírito Santo de Deus, ELE é quem faz a obra.

Pense: Quantos ouvidos tens? Quantos olhos tens? Quantos orifícios há em seu nariz? E quanto a boca...quantas você possui?

A Reedificação do muro que protege seu Casamento, a Reedificação da cidade, que pode ser vista como: sua vida com Deus, sua família necessita de um passo; você querer.

Dá trabalho, mas vale à pena.

Em Cristo,

Família Farol.